01/09/09

Reentrada!!


Pois cá estou de volta, um mês de férias, passeios, leituras e muito, muito descanso! :)



E estava eu a pensar em que assunto pegar para esta reentrada ainda em fogo lento, quando me ocorreu que gostaria de partilhar convosco um pouco do meu dia de ontem.



Celebramos ontem ( eu , a Carolina e o Zé) o 2º aniversário do início da nossa Peregrinação a Santiago de Compostela!

Fomos almoçar a Barcelos lugar do final da segunda etapa. Soube mesmo bem!!

A fotografia que partilho convosco,é especial !!

Porque é a única onde estão os 3 peregrinos e porque a simpática empregada do restaurante, que gentilmente acedeu ao nosso pedido decidiu usar um ângulo mais criativo e tirar uma foto em viés ;))))

Ficou combinado que apartir do próximo ano comemoraremos no dia exacto correspondente a cada etapa, em vez de comemorar o dia de partida. O que me fez refletir sobre que dia será mais importante...a partida?? o percurso?? ou a chegada??

Se calhar o melhor é aproveitar ( e celebrar) cada uma das etapas, porque caminhar é feito de pequenos passos e é na viagem que está o grande segredo.



A propósito de caminhar, e porque todos os dias, são dias de peregrinação, deixo aqui um texto de Paulo Coelho, que encontrei no seu site, nas páginas dedicadas ao Caminho de Santiago.



"E em Fátima, como um sinal, recebo um presente de uma das pessoas que estão ali. Trata-se dos escritos de um monge budista, Thich Nhat Hanh, intitulado “The long road to joy” (A longa estrada para a alegria). A partir daquele momento, antes de continuar esta jornada de 90 dias pelo mundo, passo a ler todas as manhãs as sábias palavras de Nhat Hanh, que resumo a seguir:


1] Você já chegou. Portanto, sinta o prazer em cada passo, e não fique preocupado com as coisas que ainda tem que superar. Não temos nada diante de nós, apenas um caminho para ser percorrido a cada momento com alegria. Quando praticamos a meditação peregrina, estamos sempre chegando, nosso lar é o momento atual, e nada mais.


2] Por causa disso, sorria sempre enquanto andar. Mesmo que tiver que forçar um pouco, e achar-se ridículo. Acostume-se a sorrir, e terminará alegre. Não tenha medo de mostrar seu contentamento.


3] Se pensa que paz e felicidade estão sempre adiante, jamais conseguirá atingi-las. Procure entender que ambas são suas companheiras de viagem.


4] Quando anda, está massageando e honrando a terra. Da mesma maneira, a terra está procurando ajudá-lo a equilibrar seu organismo e sua mente. Entenda esta relação, e procure respeitá-la – que seus passos sejam dados com a firmeza de um leão, a elegância de um tigre, a dignidade de um imperador.


5] Preste atenção ao que acontece a sua volta. E concentre-se em sua respiração – isso o ajudará a libertar-se dos problemas e das ansiedades que tentam acompanhá-lo em seu caminho.


6] Ao caminhar, não é apenas você que está se movendo, mas todas as gerações passadas e futuras. No mundo chamado de “real” o tempo é uma medida, mas no verdadeiro mundo não existe nada além do momento presente. Tenha plena consciência que tudo que já aconteceu e tudo o que acontecerá está em cada passo.


7] Divirta-se. Faça da meditação peregrina um constante encontro consigo mesmo; jamais uma penitência em busca de recompensas. Que sempre cresçam flores e frutas nos lugares onde seus pés tocaram.

Sem comentários: