20/12/10

Natal ou solsticio de Inverno...



Amanhã pelas 23hrs e 38 m o Sol atinge o seu grau mínimo de luz na Terra,outra maneira de dizer que é o dia mais curto do ano,ocasião para celebrarmos o Solstício de Inverno.
Celebrado deste os primórdios da Humanidade e pelas diferentes culturas nesta data, seja no hemisfério norte ou sul, a essência da celebração é a mesma: a vitória da Luz e o Nascimento.
Por isso, celebremos o nascimento!! um novo começo, a preparação de uma nova etapa, encontremos a forma que quisermos para o fazer, mas celebremos!!

Uma vez que já sabem da minha "preguiça" para escrever, vão perceber porque escolhi paraa nos inspirar as palavras do Eduardo Leal .

"Se ao menos uma vez no ano nos lembrássemos do Natal... do espírito do Natal!

De quando em quando, a humanidade atravessa longos períodos de trevas, momentos mais ou menos longos de escuridão, em que os nossos medos, as nossas angústias existenciais vêm à tona e arrastam para o fundo das águas turvas os restos da nossa esperança.

São os ciclos mais ou menos violentos da história da humanidade...

Mas existe humanidade em cada ser humano!

O Inverno em cada ano prepara-nos para este inevitável movimento cíclico em que cada um de nós... depois da euforia inebriante da Primavera, do calor sensual do Verão que nos adormece e excita, experimenta um Outono triste, mas ambíguo, que atordoa.

E é então, no choque da entrada do Inverno, que nós enlouquecemos.

Os dias começam a minguar e no momento mais triste do ano, em pleno solstício de Inverno, quando o dia anterior não pôde ser mais curto, que nasce um novo dia, com apenas mais um “salto de pardal”, mas que traz em si a nova esperança, esse um pouco mais de luz que nós, cristãos sem fé, não lembramos já ter sido o nascimento de Jesus.

O Natal não faz sentido se não conseguirmos partilhar esta pequena chama e transportá-la nos nossos corações, em cada dia, mas sobretudo no dia de Natal... carregada de significado...

Este Jesus menino, é o símbolo da esperança, a pequena vela que ilumina na mais longa escuridão."

Bom Natal para todos!!

Sem comentários: