07/11/10

Aos Amigos :Muito mais é o que nos une, do aquilo que nos separa

Este fim de semana, deveria ter estado concentrada na preparação de testes e apresentação de trabalho sobre a vida de Wundt.
Mas dado que a vida é mais do que a vida de quem estuda, também é Vida.Roubei aos estudos várias horas para alimentar a minha alma noutras andanças menos bibliográficas.

No caminho para casa depois do encontro com umas castanhinhas e um Lambrusco tinto em casa da Susana, veio esta urgência em celebrar em palavras os meus amigos.

Vénus e Mercúrio em Leão na casa XI, traduz-se assim, nesta imensa vaidade que tenhos nos meus amigos. E porque a casa XI , é também sinónimo de diferença que une, cada um diferente e todos iguais, apeteceu fazer esta reflexão sobre os vários tipos de amizades...sobre o que nos une.

Comecei por pensar na 6ª feira: entre amigos de há tanto tempo, que os que une soa a laços de sangue e amigos de há pouco tempo, e com laços ainda ténues e pouco estruturados, mas criados na alegria e partilha despreocupada tipica de quem precisa de desanuviar depois de uma semana de trabalho. A isto juntamos um espaço familiar, com aquele sabor maravilhoso que vem de sabermos que está sempre lá e onde podemos aportar sem qualquer combinação anterior. Uma casa fora de casa!

Depois revi o sábado, aniversários de amigos com laços tão diferentes e ao mesmo tempo, tão fortes que se estranham.

Durante a tarde amizades que se desenvolvem, porque se reconheceram, e voltando á astrologia, e considerando que um significante da casa XI é a internet, celebrei esta posição astrológica, em conversas saborosa e estranhamente próximas com duas amigas que a novas tecnologias trouxeram para a minha vida. Naquelas conversas só possiveis pelos laços lunares emocionais e femininos, em que se desfiam com a mesma facilidade banalidades e com que se ao fundo do coração e se mostram as marcas escondidas.

No aniversário do Ricardo, um sabor delicioso dos amigos cuja origem já quase se esquece, e dos laços entrelaçados noutros amigos.O sabor da história que vamos acompanhando, desfrutando do passar dos anos, navegando entre as mudanças que a vida trouxe a cada um de nós, e mantendo essa coisa que une, recusando a inevitabilidade aparente que o quotidiano nos vai afastando.

Depois, e apesar do cansaço que já pedia atenção, o aniversário da Susana, leva-me a outros caminhos e outros tipos de laços.

Laços profissionais que se poderiam ter pedido na distância, mas que se vão acrescentando e entrençando noutros, solidificando com o passar do tempo e a afectividade.

E a todos os amigos, virtuais e reais com quem nos vamos cruzando e trocando levezas internáuticas, uma outra vez, se encontram laços de todos os tipos. De todas as formas, de todas as cores, sejam futebolisticas ou outras, mais intensas, ou mais leves, todos eles formando uma teia que me sustenta, que me suporta, que me envaidece!!

De TODOS,com orgulho enorme digno de Leão , a minha conjunção Venús, Mercúrio vos homenageia nesta música.



2 comentários:

Susana Vitorino disse...

Que homenagem tão bonita! Brindo à Amizade. À compreensão madura que tens dela e não medrosa.

Ao orgulho leonino nos amigos. Nos das ondas hertzianas e dos outros todos, palpáveis com quem se degusta um bom vinho e se partilham intimidades.

Obrigada pelo cantinho*

Grata por SERES****

...como és. TU!

Beijos feitos de Estrelas***

Anónimo disse...

Olá!!

Amiga querida, sendo eu leonina só consigo subscrever as tuas palavras, amigos são a família que escolhemos...

Posso ainda confirmar que o lambrusco não ofuscou a amizade e a partilha que nos une... por muito mais que isso, obrigado por tantos momentos!!

Tu sabes que eu sei que tu sabes que eu sei que tu sabes ; ))

Um beijo magustado
Su